Quais são os tipos de energia solar para imóveis?

Atualmente, existem dois tipos: a energia solar térmica e a fotovoltaica.
A energia solar térmica é o sistema de aquecimento solar, que serve para esquentar a água de chuveiros, torneiras, piscinas e o, também, o próprio ambiente.
Sistema de energia térmica (aquecimento solar) instalado no telhado.
Já a energia solar fotovoltaica é o sistema utilizado para gerar a própria energia elétrica do imóvel, tanto em locais que contam com o atendimento da concessionária da região, quanto em lugares remotos (nesse caso, uma bateria é utilizada para o armazenamento da energia produzida).

Quantos anos dura um sistema de energia solar?

Essa é uma das principais perguntas sobre energia solar que recebemos. A boa notícia é que o sistema fotovoltaico dura muito tempo: em média, 25 anos, desde que esteja bem cuidado e os equipamentos sejam de qualidade.
Depois desse tempo, o sistema continua funcionando, mas com menor eficiência – a vida útil dos painéis solares pode chegar a 50 anos. A cada ano, eles perdem uma porcentagem de eficiência até que essa vida útil acabe.

A energia solar funciona durante a noite?

Não, pois o sistema depende da radiação solar para produzir a energia. Então, na prática, durante a noite, o imóvel utiliza a energia da rede da distribuidora, e em locais onde não há a rede convencional, é preciso investir em bateria para o armazenamento.

Como é feita a manutenção da energia solar? É caro?

A manutenção é muito simples e acessível. De um modo geral, basta limpar as placas com água uma vez por ano, ou quando você notar que elas estão muito sujas por conta da falta de chuva.

Dá para escolher conectar a energia solar apenas em aparelhos específicos, como o ar condicionado?

Essa é uma das perguntas sobre energia solar que também são frequentes, mas a resposta é que não: o sistema fotovoltaico é conectado no quadro de energia do imóvel, então, toda energia produzida pelas placas será utilizada em tudo o que estiver conectado ao quadro.